04 novembro, 2009

ACONTECE...que bom que ACONTECE!




DO SHOWMED 2009

“Refinada, poliglota
Anda na esquerda
Anda na direita
Mas a consagração
Chegou com o advento

Da televisão

Ensinada nas Escolas
Universidades e principalmente
Nas academias de louros e letras
Ela está presente...”


Oito e meia da noite. Terça feira. Tempo de garoa. Raro em Ribeirão Preto. Rara também pode ser chamada a apresentação: Terça feira, tempo de garoa em Ribeirão Preto e uma platéia cheia. Cheia até o final (finalmente, lá pelas onze e meia, quase amanhã de manhã)!
Acredito que a experiência do show 2009 foi uma amostra da capacidade de humanização da atividade científica, demonstrada sob a forma de improvisações e adaptações imediatas guiadas pela necessidade de comunicar-se. A sala cheia não assustou. Pelo contrário, empolgou os envolvidos e lhes deu vontade de executar, de contemplar também erros e acertos em suas cenas, nas dos colegas e mobilizou uma equipe de apoio que, curioso, ria à vera nos bastidores.
As necessidades técnicas para aprimorar a linguagem cênica tornaram-se ponto de fuga de um desenho mais preocupado com o conteúdo, com os assuntos peculiares das atividades universitárias na Medicina serem tomadas de sensação absurda, polêmica, grotesca mas, principalmente, risível.
As facilidades de um público específico e esperado foram muito bem administradas pela dramaturgia e pelas referências gestuais de cada personagem, embora o jogo de cena possa ter sofrido em velocidade pela pouca experiência e a mínima quantidade de ensaios preparatórios para técnicas de palco. Poucos alunos participaram de encontros voltados a esclarecimentos técnicos sobre atuação, mas não acredito que as intenções da apresentação tenham sido prejudicadas.
Importa-nos agora aprender e guardar as memórias vividas no palco, realimentá-las com saberes da comunicação cênica e habituar-nos à leitura do texto cênico. Só assim entrará para a agenda da cidade esse evento, debochado e urgente, inteligente e ácido. Só assim despertaremos a vontade de comunicar-se e de rever as possibilidades mais humanas de nos tratar desse mal pra que a medicina não dá jeito: a burrice.
(Flávio Louzas Rocha.)


“... Veja que beleza
Em diversa cores
Veja que beleza
Em vários sabores
A burrice está na mesa
Veja que beleza!
Senhoras e senhores,
Se neste momento solene
não lhes proponho um feriado comemorativo para a sacrossanta glória da burrice nacional,
é porque todos os dias, graças a Deus,
do Oiapoque ao Chuí dos pampas aos seringais, ela já é gloriosamente festejada!”
(Tom Zé)


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Junte-se à nossa casa!